Como as aulas em áudio ajudam nos estudos para concurso público e OAB?

Estudar para provas de concurso público ou até mesmo para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não é nada fácil. A conquista de uma vaga para servidor público ou advogado vai além do esforço, da dedicação e da organização. É necessário, sobretudo, ter tempo.

Tempo para se familiarizar com a matéria nova, tempo para responder questões ou simulados; tempo para se atualizar; tempo para estudar por completo os assuntos previstos nos editais; e por aí vai. O tempo é mais demandado ainda se o aluno faz faculdade, já trabalha, ou tem que cuidar do filho, da casa, do cachorro…

Por isso, uma das grandes vantagens oferecidas pelas aulas em áudio é exatamente o ganho de tempo.

1h a 3h a mais por dia

As aulas em áudio possibilitam aproveitar os momentos que praticamente seriam desperdiçados com as atividades corriqueiras do dia a dia para dar vez aos estudos.

O aluno, por exemplo, pode ouvir as aulas enquanto está no trânsito (seja no carro ou no ônibus), ao fazer atividades físicas ou esperar na fila do banco, ao preparar o almoço ou arrumar a casa, e assim por diante. Dá para conciliar o áudio até com o banho!

Dessa forma, é possível ampliar o tempo de estudo em até 3h (ou mais) por dia e, consequentemente, acelerar a aprovação. O aluno gasta menos horas lendo, consegue cumprir com mais facilidade o cronograma de estudo e acerta mais questões só por ter gravado o conteúdo ouvido.

Facilidade em aprender novas matérias

Outra vantagem oferecida pelas aulas em áudio é a facilidade em introduzir e aprender novas matérias.
No processo de aprendizagem, para o nosso cérebro realmente entender um novo conteúdo, é necessário, antes de tudo, ter o primeiro contato com a matéria.

As aulas em áudio, por serem de fácil compreensão, didáticas e práticas, costumam ajudar bastante nesse primeiro contato, pois tornam o entendimento dos conceitos iniciais e a abordagem do conteúdo mais intuitivos.

Isso facilita e rende mais o estudo do material escrito e a resolução das questões, que são as próximas etapas de aprendizado do aluno.

Revisão assertiva

Por outro lado, as aulas em áudio também potencializam a revisão dos conteúdos, que é essencial para a aprovação. Elas são curtas, objetivas e destacam o mais importante para acertar as questões da prova.

Além disso, por serem produzidas em linguagem acessível e de fácil compreensão, possibilitam o entendimento de alguma parte que ficou obscura na leitura do material escrito ou mesmo a identificação de algo relevante que o aluno deixou passar nos estudos.

Atualização de leis e jurisprudências

Bastante cobrados nos certames, as leis e os julgados do STF e do STJ sofrem alterações constantemente. Por isso, manter-se atualizado virou um requisito fundamental para passar em concurso público.

Então, para o aluno se atualizar e, ao mesmo tempo, cumprir todo o cronograma de estudo, as aulas em áudio, que são sempre atualizadas, podem ajudar muito nisso também.

O aluno consegue, por exemplo, acompanhar a narração de alguma lei enquanto toma o café da manhã ou passeia com o cachorro. Dá ainda para combinar o áudio com a leitura, o que pode tornar o estudo mais dinâmico e produtivo. São diversas as oportunidades para se manter atualizado com o áudio.

Matérias para estudar com áudio

Basicamente, todas as matérias podem ser estudadas por áudio.

As matérias, por exemplo, de Direito, Administração, Arquivologia, Ciências Políticas, Geografia, História, entre outras, que são de humanas e mais descritivas, são as mais indicadas.

Já as matérias voltadas para as exatas, que precisam de mais visualização e de cálculo matemático, costumam ser mais desafiadoras. Para essas, é recomendado utilizar também o material escrito ou a videoaula para o aluno não se perder. Mesmo assim, elas costumam ser em torno de 80% adaptáveis para o áudio.

Portanto, aproveitar as aulas em áudio, independente da disciplina, pode ser um ganho extraordinário para acertar mais questões na prova.

Mas todos conseguem aprender ouvindo?

O melhor de tudo é que as aulas em áudio são para todos. Não existe essa de serem somente para pessoas auditivas. Na verdade, todos nós somos auditivos.

Um exemplo é conseguir cantar várias músicas, decoradas, sem nunca ter se esforçado para gravá-las. Ou, ainda, conseguir entender as notícias por meio do rádio.

No entanto, estudar com as aulas em áudio, assim como estudar com a apostila ou com a videoaula, é uma questão de escolha. O aluno precisa se esforçar, por mais que o desejo maior seja ler um livro, ou ver um filme, ou escutar música.

O entretenimento vai sempre chamar mais atenção do cérebro que busca involuntariamente o prazer imediato, mas o aluno precisa escolher estudar se quiser ser aprovado.

Ao ouvir as aulas, com dedicação, é possível aprender muito. A utilização do recurso auditivo nos estudos acelera o aprendizado e reforça a compreensão.

Além disso, amplia o tempo de estudo e contribui para a fixação dos conteúdos, pois, como explicado antes: dá para conciliar com as atividades da rotina, ajuda em aprender novas matérias e auxilia nas revisões e nas atualizações.

Resumindo: não dá para aprender estudando só de forma passiva. O aluno precisa colocar o cérebro para funcionar, independente dos materiais que ele use, e as aulas em áudio podem ser um grande diferencial por causa da facilidade e praticidade que oferecem.

Táticas de estudo

No entanto, para o esforço e a dedicação serem eficazes, é essencial que o aluno tenha uma tática de estudo.

Ele precisa, antes de tudo, escolher o foco, isto é, decidir para qual área quer estudar e futuramente atuar. Entre as opções, estão as áreas fiscal, policial, administrativa, judiciária, controle, educação, saúde e outras.

Depois, é fundamental montar uma grade de estudo com base no material escrito e, com isso, encaixar as aulas em áudio em todos os momentos que irá se dedicar para o aprendizado ouvido, seja para introduzir novas matérias, para revisar assuntos já estudados ou para se atualizar.

Muitos alunos costumam fazer dessa forma. Mas, claro, técnica de estudo, organização e cronograma variam de pessoa para pessoa. Essa é uma dica muito inteligente e uma das melhores formas de potencializar ainda mais a educação em áudio para aqueles que querem acelerar a aprovação em um concurso público.

App EmÁudio Concursos

O EmÁudio Concursos é um aplicativo para celular que oferece, além de todos os benefícios citados acima, o melhor e maior catálogo de cursos, leis e jurisprudência em áudio que existe no Brasil, voltado para preparação de concursos públicos e OAB. Nele, o aluno pode encontrar:

  • Mais de 15 mil aulas disponíveis dos melhores professores do mercado, segregadas por disciplina;
  • Narrações completas e atualizadas das principais Leis e Códigos para concursos públicos e OAB, em voz humana;
  • Resumões em áudio;
  • Informativos e súmulas do STF e do STJ comentados, com dicas de provas;
  • Possibilidade de utilização offline, sem precisar de internet e sem ocupar o espaço do celular;
  • Ajustes de velocidade para acelerar ou reduzir o tempo das aulas;
  • Criação de playlists personalizadas para otimizar os estudos;
  • Podcasts;
  • Opções de repetir os áudios;
  • Notificações em tempo real sobre editais;
  • E muito mais!

O EmÁudio Concursos é completo e totalmente voltado para o aprendizado em áudio. O aplicativo transforma a trajetória de estudo em uma experiência incrível. O aluno passa a usar o tempo de forma mais inteligente e, com isso, otimiza os estudos, aprende mais rápido e acelera a aprovação.

O aplicativo pode ser encontrado tanto na Google Play quanto na Apple Store. Para baixar e conhecer, é gratuito. Clique aqui e conheça os planos oferecidos.

Para mais dicas de estudos e para se manter atualizado(a) sobre os concursos públicos, siga o Instagram e o YouTube do EmÁudio Concursos. (;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *