Como usar as aulas em áudio nos estudos?

Apesar da educação em áudio ser considerada uma tendência mundial, ainda é novidade no Brasil. Por isso, muitos alunos têm dúvidas de como utilizar as aulas em áudio na rotina de estudo.

De maneira geral, as aulas em áudio podem ser usadas para introdução de novas matérias, para revisão de conteúdos e para atualização das legislações.

No entanto, para serem realmente eficazes, independente da finalidade, é necessário que o aluno se organize adequadamente. Afinal, sem uma organização correta para os estudos, a aprovação é quase impossível.

Sendo assim, vamos explicar a seguir quando e como utilizar as aulas em áudio para potencializar e facilitar os estudos.

Mas, antes, é preciso destacar que as aulas em áudio não têm a intenção de substituir o material escrito, que permanece fundamental para os estudos. Inclusive, é a partir do PDF que o aluno vai se guiar para definir quais conteúdos em áudio serão estudados em determinado dia.

Também é importante enfatizar que as aulas em áudio são para todos. Qualquer pessoa consegue aprender com as aulas em áudio. Porém, assim como estudar com outros materiais, escritos ou audiovisuais, o aluno precisa se esforçar, por mais que o desejo maior seja o entretenimento.

Agora, explicaremos quando e como usar as aulas em áudio na rotina de estudo para concurso público.

Primeiro passo

Primeiro de tudo, o aluno precisa escolher qual concurso focar para direcionar melhor os seus estudos.

Segundo passo

Sabendo para qual concurso irá se preparar, a próxima etapa é adquirir o material escrito adequado para a preparação.

Diante disso, o aluno terá o conjunto de matérias previstas no edital do concurso escolhido. Se forem muitas, será preciso começar a estudar pelas disciplinas mais importantes e deixar as menos relevantes para depois.

Se forem até 7 matérias, o aluno conseguirá se organizar para se preparar ao longo da semana.

Terceiro passo

O terceiro passo é elaborar uma grade de estudo com base no último edital do certame (ou no atual edital publicado, se for o caso).

Para isso, a maneira mais simples é abrir uma planilha no Excel e montar uma tabela dividida de segunda a domingo, com os períodos (manhã, tarde e noite) e as matérias que serão estudadas em cada dia da semana.

Em seguida, anotar os momentos em que não poderá estudar o material escrito. Por exemplo, quando estiver trabalhando, fazendo atividades domésticas, no trânsito, se arrumando, na academia, na faculdade, cuidando dos filhos, etc.

Nesses momentos, embora não dê para estudar o material escrito, é possível utilizar as aulas em áudio para potencializar o estudo do PDF, seja para introduzir um novo conteúdo antes de começar a leitura ou para revisar assuntos já estudados.

Ao organizar a grade horária, o aluno perceberá exatamente quais momentos em que poderá estar em um ambiente silencioso e concentrado para estudar o material escrito (como em uma biblioteca, escritório, quarto, etc) e também saberá em quais momentos poderá aproveitar para revisar ou ouvir conteúdos novos e avançar na matéria.

3h ou mais de estudo por dia

Uma pessoa que possui apenas o período noturno para estudar o material escrito consegue ganhar 3 horas a mais de estudo por dia inserindo as aulas em áudio.

Imagina isso em um mês? É um ganho de mais de 60 horas de estudo!

Mas como saber quais aulas escutar no dia?

Suponha que hoje você se planejou para estudar o PDF de Direito Administrativo sobre licitações públicas. Então, antes, escute as aulas em áudio sobre licitações públicas.

Dessa forma, será muito mais fácil estudar o PDF em seguida. Você saberá previamente os principais conceitos e já terá sido introduzido ao assunto. O estudo do material escrito renderá muito mais!

Ou, ainda, você pode ouvir as aulas em áudio para as revisões. Por exemplo: suponha que ontem você estudou direitos e garantias fundamentais de Direito Constitucional. Hoje, você pode ouvir as aulas de Direito Constitucional sobre esse tema. Assim, você revisará o assunto e o fixará na memória, além de entender pontos que ficaram confusos apenas com a leitura.

Outra forma de utilizar as aulas em áudio é escutar as letras das leis previstas nos editais dos concursos. Como são muitas matérias para estudar, às vezes não dá tempo de ler e se atualizar de todas as leis. A solução, portanto, é ouvir as legislações.

Logicamente, você não irá decorar uma lei inteira apenas ouvindo. Mas só de ter o contato com a letra da lei já ajuda a garantir uma ou duas questões na prova, e as aulas em áudio são uma ótima solução para conhecer as legislações sem gastar o valioso período destinado ao estudo do material escrito.

Além de tudo isso, na véspera das provas, você também pode usar o Resumão em áudio que os professores colocam no final de cada assunto no aplicativo EmÁudio Concursos para relembrar os principais conteúdos mais cobrados nas avaliações!

“Não é impossível passar em um concurso público sem as aulas em áudio. Mas, sem as aulas em áudio, pode ser mais difícil e demorar mais. O papel das aulas em áudio é exatamente facilitar a compreensão, a revisão e o estudo do material escrito. E a partir do momento que as aulas em áudio aumentam o desempenho e a capacidade de aprendizagem, elas aceleram a aprovação do aluno. É por isso que mais de 100 mil alunos já estão utilizando o aplicativo EmÁudio Concursos, porque realmente ajuda e facilita demais” – Professora e Co-fundadora do EmÁudio Concursos, Érica Porfírio.

Conheça o App EmÁudio Concursos

O aplicativo EmÁudio Concursos oferece mais de 15 mil aulas em áudio para concursos públicos e OAB, além de narrações das leis, comentários das súmulas do STF e STJ, notícias em tempo real, podcasts e muito mais.

O app está disponível na Google Play e na Apple Store. Todos os primeiros módulos das disciplinas e a narração da Constituição Federal inteira são gratuitos.

Os assinantes contam ainda com a garantia de 7 dias de satisfação, ou seja, se nos primeiros 7 dias de assinatura, o aluno não se adaptar ao EmÁudio Concursos, basta enviar e-mail para o suporte, que a assinatura é cancelada com reembolso integral.

Clique aqui e conheça os planos oferecidos.

Para mais dicas de estudos e para se manter atualizado(a) sobre os concursos públicos, siga o Instagram e o YouTube do EmÁudio Concursos. (;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *