A espera acabou! Edital do concurso FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foi publicado. São 100 vagas para Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais e o salário inicial vai até R$ 11.513,92.
A equipe EmÁudio trouxe um breve resumo para sua organização. Vamos acompanhar:
A Cebraspe foi a banca escolhida para a organização do edital responsável por ocupar 100 vagas para os cargos de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais no FNDE.
As oportunidades estão divididas da seguinte forma: 75 ampla concorrência; 5 para candidatos PCD; e 20 para candidatos negros.
Com salários de até R$ 11.513,92, a escolaridade exigida é o nível superior! Atenção para as datas, hein? O período de inscrição ficou para 18/09 a 06/10 e a data das provas para 03/12.
Já a taxa de inscrição ficou por $80!
Não percam essa organização. Anotem, se necessário. É uma grande oportunidade!
Etapas do concurso FNDE
O concurso FNDE contará com duas etapas. Inicia com as provas objetivas, com questões de conhecimento básico e especifico, e a avaliação discursiva e o curso formação na segunda etapa.
Atenção para o Conteúdo programático!
Aqui você encontra o que precisará estudar, concurseiro.
Vamos iniciar com os conhecimentos básicos:
Língua portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Matemática e raciocínio lógico: 1 Divisão proporcional. 2 Equação de 1º e 2º grau. 3 Fatoração algébrica. 4 Porcentagem. 5 Razão e proporção. 6 Regra de 3 simples e composta. 7 Sistema métrico. 8 Juros simples e compostos. 9 Progressão aritmética e geométrica. 10 Raciocínio lógico. 10.1 Estruturas lógicas. 10.2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 10.3 Lógica sentencial (ou proposicional). 10.3.1 Proposições simples e compostas. 10.3.2 Tabelas-verdade. 10.3.3 Equivalências. 10.3.4 Leis de Morgan. 10.3.5 Diagramas lógicos. 10.4 Lógica de primeira ordem. 10.5 Princípios de contagem e probabilidade. 10.6 Operações com conjuntos. 10.7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Noções de informática: 1 Noções do Sistema Operacional Windows (10 e 11). 2 MSOffice M365 (Word, Excel, Power Point, One Drive, Sharepoint e Teams). 3 Conceitos gerais de segurança da informação: proteção contra vírus e outras formas de softwares ou ações intrusivas. 4 Dados: conceitos, atributos, métricas, transformação de dados. 5 Ciência de Dados: governança da informação. 6 Lei nº 13.709/2018, e suas atualizações. 6 Lei nº 14.129/2021. 7 Lei nº 12.527/2021.
Vamos agora para os conhecimentos específicos:
Direito administrativo: 1 Estado, governo e administração pública. 1.1 Conceitos. 1.2 Elementos. 2 Direito administrativo. 2.1 Conceito. 2.2 Objeto. 2.3 Fontes. 2.4 Princípios do direito administrativo. 3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos, elementos, atributos e classificação. 3.2 Mérito do ato administrativo. 3.3 Teoria das nulidades no direito administrativo. 3.4 Extinção do ato administrativo: cassação, anulação, revogação e convalidação. 3.5 Decadência administrativa. 4 Organização administrativa. 4.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 4.2 Administração direta e indireta. 4.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 4.4 Entidades paraestatais e terceiro setor: serviços sociais autônomos, entidades de apoio, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público. 5 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União). 6 Licitações e contratos administrativos. 6.1 Legislação pertinente. 6.1.1 Lei nº 14.133/2021, e respectivas alterações. 6.1.2. Decreto nº 11462/2023 (Sistema de Registro de Preços).
Direito constitucional: 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos, partidos políticos. 3 Organização político-administrativa do Estado. 3.1 Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal e municípios. 4 Administração pública. 4.1 Disposições Gerais. 4.2 Servidores públicos. 5 Poder Executivo. 5.1 Atribuições e responsabilidades do presidente da República. 6 Sistema Tributário Nacional. 6.1 Princípios gerais. 6.2 Impostos da União, dos estados e dos municípios. 6.3 Repartição das receitas tributárias. 7 Finanças públicas. 7.1 Normas gerais. 7.2 Dos orçamentos. 8 Ordem econômica e financeira. 8.1 Princípios gerais da atividade econômica.
Legislação educacional: 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Direitos sociais Capítulo II. 1.2 Educação Capítulo III. 2 Lei nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB). 2.1 Organização da educação nacional: níveis, etapas e modalidades de ensino. 2.2 Educação básica. 2.2.1 Educação infantil. 2.2.2 Ensino fundamental. 2.2.3 Ensino médio. 2.3 Ensino superior. 2.3.1 Educação profissional técnica de nível médio. 2.3.2 Educação de jovens e adultos. 2.3.3 Educação profissional e tecnológica. 2.3.4 Educação especial. 2.3.5 Educação a distância. 2.3.6 Recursos financeiros e aplicação. 3 Lei nº 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação – PNE) 4. Financiamento da Educação. 4.1 Limites Constitucionais. 4.2 Salário Educação. 4.3 Lei nº 14.113/2020 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB). 4.3.1 Composição financeira. 4.3.2 Fontes de receita dos fundos. 4.3.3 Complementação da União. 4.3.4 Distribuição dos recursos. 4.3.5 Comissão intergovernamental de financiamento para a educação básica de qualidade. 4.3.6. Transferência e gestão dos recursos. 4.3.7 Utilização dos recursos. 4.3.8 Acompanhamento, controle social, comprovação e fiscalização dos recursos. 5 Decreto nº 11.531/2023. 6 Lei nº 11.578/2007 e suas alterações. 7 Programas educacionais 7.1 Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE (Lei nº 11.947/2009). 7.2 Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar – PNATE (Lei nº 10.880/2004). 7.3 Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE (Lei nº 11.947/2009). 7.4 Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD (Decreto nº 9.099/2017). 7.5 Programa Caminho da Escola (Lei nº 12.816/2013 e Decreto nº 11.162/2022). 7.6 Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância (Lei nº 12.695/2012). 7.7 Plano de Ações Articuladas (Lei nº 12.695/2012 e Decreto nº 6.094/2007. 7.8 Fundo de Financiamento Estudantil – FIES (Lei nº 10.260/2001 e Decreto de 19 de Setembro de 2017).
Orçamento público e contabilidade pública: 1 O Orçamento público: história, evolução e natureza jurídica. 1.1 Orçamento como instrumento do planejamento governamental. 1.2 Princípios orçamentários. 1.3 Conceitos e elementos básicos do orçamento público, orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamento-programa, orçamento participativo. 1.4 Objetivos. 2 O orçamento público no Brasil. 2.1 Plano Plurianual: Caracterização, finalidade, estrutura básica, prazos. 2.2 Lei de Diretrizes Orçamentárias: caracterização, conteúdo e prazos. 2.3 Lei Orçamentária Anual: caracterização, conteúdo, prazos, classificações. 2.4 Sistema e processo de orçamentação. 2.4.1 Elaboração e aprovação das leis de matéria orçamentária. 2.4.2 Proposta orçamentária e sua integração com PPA e LDO. 2.5 Classificações orçamentárias da receita e da despesa pública: utilização, origens, fundamentação econômica. 3 Programação e execução orçamentária e financeira. 3.1 Acompanhamento da execução. 3.2 Sistemas de informações. 3.2.1 Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI): conceitos básicos, objetivos, características, instrumentos de segurança e principais documentos de entrada. 3.3 Decreto de programação e contingenciamento. 3.4 Instrumentos de Movimentação e Descentralização de Crédito. 3.5 Programação financeira e cronograma de desembolso. 3.6 Alterações orçamentárias. 3.7 Créditos ordinários e adicionais. 4 Receita pública. 4.1 Conceito, classificações, estágios, tributos, contribuições sociais. 4.2 Previsão da receita e arrecadação. 4.3 Fonte/destinação de recursos. 5 Despesa pública. 5.1 Conceito, classificações e estágios. 5.2 Fixação da despesa e empenho, liquidação e pagamento. 5.3 Restos a pagar. 5.4 Despesas de exercícios anteriores. 6. Lei Complementar nº 101/2000 e alterações. 7. Lei nº 4.320/64 e alterações. 8 Lei nº 10.180/2001 e alterações. 9 Contabilidade pública: Conceito, objeto, regime e campo de aplicação. 9.1 Conceitos e princípios básicos da Lei nº 4.320/1964 e do Decreto nº 93.872/1986. 9.2 Relacionamento do regime orçamentário com o regime contábil. 9.3 Procedimentos contábeis referentes à receita orçamentária. 9.4 Procedimentos contábeis referentes à despesa orçamentária. 9.5 Demonstrações Contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais de acordo com a Lei nº 4.320/64. 9.6 Conceitos de contabilidade pública presentes na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000). 9.7 Apuração do superávit financeiro: a) por meio do balanço patrimonial; b) por meio das disponibilidades por fonte de recursos.
Administração pública: 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do Aparelho do Estado. 2 Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. 2.1 O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. 3 Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. 3.1 Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade. 4 Governo eletrônico. 4.1 Transparência da administração pública. 4.2 Controle social e cidadania. 4.3 Accountability. 5 Excelência nos serviços públicos. 5.1 Gestão por resultados na produção de serviços públicos. 5.2 Gestão de pessoas por competências. 6 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais. 7 Administração de pessoal. 8 Administração de compras e materiais: processos de compras governamentais e gerência de materiais e estoques. 9 Governabilidade e governança. 9.1 Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo). 10 Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. 11 As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. 11.1 Descentralização e democracia. 11.2 Participação, atores sociais e controle social. 11.3 Gestão local, cidadania e equidade social. 12 Planejamento e avaliação nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. 12.1 Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. 12.2 Formulação de programas e projetos. 12.3 Avaliação de programas e projetos. 12.4 Tipos de avaliação. 12.5 Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
Para acessar o edital completo do concurso FNDE, clique AQUI!
A hora de começar a se preparar é AGORA!
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O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desempenha um papel fundamental no cenário educacional do Brasil. Este órgão é responsável por gerenciar recursos financeiros e programas destinados ao financiamento, melhoria e desenvolvimento da educação no país. A sua importância pode ser vista em várias dimensões:
Financiamento da Educação: O FNDE é o principal órgão responsável por alocar recursos financeiros para a educação básica e superior no Brasil. Ele administra diversos programas, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Sem esses recursos, muitas escolas não teriam condições adequadas de funcionamento, prejudicando o ensino e o aprendizado.
Redução das Desigualdades Regionais: O FNDE desempenha um papel crucial na redução das desigualdades educacionais entre diferentes regiões do país. Através de programas como o FUNDEB, ele redistribui recursos para estados e municípios, garantindo que regiões mais carentes tenham acesso a financiamento adequado para a educação.
Apoio à Merenda Escolar: O PNAE, gerenciado pelo FNDE, garante que os alunos tenham acesso a uma alimentação saudável e equilibrada nas escolas. Isso não apenas contribui para a nutrição adequada das crianças, mas também melhora a concentração e o desempenho escolar.
Promoção da Educação de Qualidade: O FNDE também investe em programas e ações que visam melhorar a qualidade da educação no Brasil. Isso inclui a capacitação de professores, a distribuição de materiais didáticos e a promoção de práticas educacionais inovadoras.
Incentivo à Universalização do Ensino: O FNDE trabalha para garantir que todas as crianças e jovens tenham acesso à educação, independentemente de sua situação socioeconômica. Ele promove políticas que buscam combater a evasão escolar e aumentar a inclusão de grupos marginalizados, como pessoas com deficiência.
Transparência e Controle Social: O FNDE também desempenha um papel importante na promoção da transparência e do controle social na educação. Ele disponibiliza informações sobre a destinação de recursos e a execução de programas, permitindo que a sociedade acompanhe e fiscalize as ações do governo na área educacional.
Em resumo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação desempenha um papel fundamental na promoção da educação de qualidade e na redução das desigualdades educacionais no Brasil. Sua atuação abrange desde o financiamento das escolas até a implementação de programas que visam melhorar o ensino e o aprendizado. Portanto, o FNDE é uma peça chave no esforço para garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os brasileiros.
E aí, o coração bateu mais forte? Vem se tornar um servidor efetivo do FNDE com o EmÁudio Concursos!
1° passo para estudar para o Concurso FNDE
Existem diversas formas de se organizar para um estudo, nesse artigo vamos focar no passo mais usado pelos aprovados que entrevistamos.
Isso porque, a equipe do aplicativo EmÁudio Concursos trabalha com concursos públicos a mais 10 anos e já entrevistamos diversos alunos que obtiveram sucesso, e sabe o que todos eles tinham em comum?
TODOS OS APROVADOS, sem exceção, tinham:
1 – Foco
2 – Eficiência nos Estudos
O FOCO nada mais é do que a dedicação exclusiva para uma área ou para um concurso específico.
No seu caso, esse foco já está definido: é o concurso FNDE.
Já a EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS nada mais é do que saber aproveitar o seu tempo com inteligência para ampliar a capacidade de estudo!
Existe o mito de que as pessoas que são aprovadas possuem MUITO tempo livre para estudar.
Isso é mentira.
As pessoas que são aprovadas NÃO são aquelas que possuem muito tempo livre para estudar, e SIM aquelas que sabem aproveitar o tempo que têm com inteligência! |
Tenha sempre isso em mente! Agora, VAMOS AO QUE INTERESSA:
Como faço para estudar no dia a dia com eficiência nos estudos?
O 1º passo é descobrir e organizar sua rotina de estudo!
Comece descobrindo quais os horários do seu dia que você poderá estar em um ambiente silencioso e sozinho, por exemplo, em uma biblioteca ou no seu quarto, para se concentrar no estudo “mais pesado”, que é feito por meio de cursos em PDFs ou livros.
Como?
Abra uma planilha no Microsoft Excel ou Planilhas Google e, de forma extremamente simples, escreva nas colunas “segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo”. E, nas linhas de baixo escreva as horas do dia, assim: “7h – 8h” “8h-9h” “9-10h” e assim por diante, até 23h.
Note que é simples, o objetivo é você entender a sua rotina e descobrir os horários que você possui para estudar.
Depois, basta preencher a tabela com a sua rotina.
Por exemplo:
Suponha uma rotina padrão assim: das 7h às 8h, você se arruma e toma café da manhã. Das 8h às 9h você vai para a academia. Das 9h às 10h você se arruma e vai trabalhar. Fica no trabalho até 18h, depois chega em casa, janta, descansa e começa a estudar a partir das 20h até 23h. Preencha isso na tabela!
Com isso, você irá descobrir os momentos que você tem para estudar, isto é: os momentos que você pode estar em um ambiente silencioso, sozinho, para estudar. No exemplo acima, seria das 20h às 23h.
Você pode descobrir que na sua rotina é possível estar em um ambiente sozinho por apenas 1 hora do seu dia, ou 2 horas, ou 4 horas.
Enfim, não importa! O importante agora é saber a sua realidade e marcar esse horário precioso do seu dia para estudar.
Agora, vem o grande diferencial dos aprovados e que você também precisa fazer:
Após descobrir a sua rotina básica e separar o seu tempo precioso sozinho
Separe também os momentos que você poderia estar estudando com a ajuda de tecnologia, mas que você está “desperdiçando”…
Por exemplo:
40 minutos se arrumando e no banho…. 30 minutos no engarrafamento de ida e volta para casa… 1 hora na academia…. Meia hora passeando com o cachorro…. 1 hora no almoço ou no café da manhã…
Enfim, a eficiência nos estudos está exatamente no aproveitamento desses momentos!
Ou seja: agora você precisa ampliar o seu tempo de estudo para conseguir a aprovação.
Isso porque o diferencial das pessoas que alcançam a aprovação atualmente está na capacidade de aproveitar o tempo disponível para otimizar os estudos!
A concorrência é muito grande, e o seu recurso mais precioso é o seu tempo!
Então, para ser aprovado, não tem jeito: você vai precisar usar seu tempo de forma inteligente!!
Mas, como usar meu tempo de forma inteligente?
A melhor forma de ampliar seu tempo de estudo é incluindo aulas em áudio nesses momentos “desperdiçados” do seu dia, como nos exemplos citados acima.
Outro ponto importantíssimo:
O áudio é a única ferramenta que permite que você estude até mesmo quando estiver cansado!
Isso porque as aulas em áudio são fáceis de estudar!
Elas permitem que os alunos aprendam até mesmo naqueles dias em que não estão dispostos a ficar em frente ao computador assistindo vídeos ou lendo textos extensos, após longos dias de trabalho ou compromissos.
Saber disso é algo extremamente valioso!!!
O melhor aplicativo de aulas em áudio, que tem tudo organizado por disciplina e atualizado é o aplicativo EmÁudio Concursos.
Você pode baixar e conhecer gratuitamente!
Só escolher o seu sistema operacional e baixar agora:
Enfim, agora você já sabe o 1º passo para ser aprovado no concurso FNDE:
- Organize sua rotina diária em uma planilha Excel, de forma simples.
- Separe as horas de atividades e inclua as aulas em áudio para você escutar nesses momentos.
- Separe as horas que você pode estar em ambiente silencioso e sozinho para estudar, por exemplo, em uma biblioteca.
Para você entender direitinho como montar a sua grade de estudo, assista agora esse vídeo rápido e objetivo, gravado pela professora Érica Porfírio, que explica exatamente como montar a grade de estudo de forma eficiente e conciliar os tipos de materiais:
Assista agora:
2° passo para estudar para o Concurso FNDE
Agora que você organizou o seu tempo e sua grade, o 2º passo é adquirir os materiais necessários para executar o estudo.
Os materiais necessários são:
1) Material escrito focado no concurso FNDE, por exemplo, cursos em PDF oferecidos por cursinhos on-line.
Existem várias opções disponíveis na internet, o importante é ser um material específico para o concurso FNDE. Recomendamos o cursinho Direção Concursos, pois atualmente os melhores professores e o melhor material estão nesse cursinho!
2) Aulas em áudio para otimizar seu estudo e facilitar a compreensão do material escrito.
O melhor aplicativo do Brasil que oferece aulas em áudio focados em concurso público é o EmÁudio Concursos. O EmÁudio é um app totalmente dedicado ao ensino em áudio, por isso os cursos dos melhores professores estão lá, com narração em voz 100% humana, tudo sempre atualizado e organizado por disciplina.
3) Treinar as questões da banca examinadora.
Existem vários sites na internet que você acessa questões! É bem fácil de achar, basta você digitar algo como “questões para concursos públicos” no Google que você encontra vários sites que mostram questões com gabarito, não tem segredo.
Enfim, vale a pena demais assistir essa aula GRATUITA sobre “Como ESTUDAR para concursos públicos? Técnica correta.”. É bem detalhada e tira todas as dúvidas sobre organização de estudos:
Se você quer ser aprovado no concurso FNDE e tem dúvidas de organização, será muito proveitoso assistir essa aula! De verdade!
Com certeza ela irá guiá-lo na organização e tirar todas as suas dúvidas!
Agora, é mão na massa!
Você já tem rotina, os materiais e, agora, é partir para a execução!
Se você realmente fizer a sua parte, ou seja: se dedicar com seriedade até a data da prova, você alcançará a aprovação!
Em resumo:
O 1º passo para estudar para o concurso FNDE é organizar a sua rotina diária, fazendo uma grade de estudos e usando aulas em áudio para otimizar o seu tempo.
Lembre-se: se você quer ser aprovado, o tempo é o seu recurso mais precioso, use-o de forma inteligente!
O 2º passo é adquirir os materiais necessários para os estudos, que são: cursos em PDFs focados no concurso FNDE + aulas em áudio para conseguir otimizar o seu tempo de estudo e realizar as revisões, lembrando que tem tudo no aplicativo EmÁudio Concursos + treinar com questões.
Depois da grade organizada e os materiais adquiridos, não tem jeito, você vai ter que fazer a sua parte de estudar, ok? Não tem milagre!
Ou seja: com dedicação e disciplina, seguindo a sua grade de estudos até a data da prova, com certeza você estará na lista dos aprovados!
Ah!
Uma última informação: também é bacana participar de grupos de estudos que enviam notícias sobre concursos públicos e dicas de estudo, isso pode te ajudar na motivação diária!
Segue abaixo o contato do grupo de WhatsApp da equipe do EmÁudio Concursos!
Para participar do grupo é totalmente gratuito, e sempre enviamos materiais gratuitos, informações sobre concursos, dicas de estudos, motivações, entre outras coisas do seu interesse! Basta clicar abaixo para ingressar gratuitamente: