Oi, concurseiros!
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), um órgão federal crucial para a regulação do mercado de capitais brasileiro, anunciou em janeiro a abertura do Concurso Público regido pelo Edital Nº 1/2024. Este concurso promete ser uma das melhores oportunidades do ano, oferecendo vagas para os cargos de Inspetor e Analista, profissionais que assumirão um papel crucial na supervisão e no desenvolvimento do mercado financeiro.
Vagas e Remuneração – edital CVM
No edital CVM está previsto 60 vagas distribuídas entre as funções de Inspetor (20 vagas) e Analista (40 vagas) nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Quantitativo de vagas nas respectivas cidades:
A remuneração inicial para ambos os cargos é bastante atrativa, fixada em R$ 20.924,80!
Requisitos para o cargo – CVM
- Para todas as especialidades, exceto Inspetor – Contabilidade e Auditoria (Perfil 3) e Analista – Contabilidade Pública (Perfil 6), apresentar Diploma de conclusão de curso superior, em nível de graduação, em qualquer área de formação (MEC);
- Para as especialidades Inspetor – Contabilidade e Auditoria (Perfil 3) e Analista – Contabilidade Pública (Perfil 6), apresentar Diploma de conclusão de curso superior concluído em contabilidade, devidamente registrado no MEC, bem como registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade;
Processo Seletivo – edital CVM
O processo seletivo será dividido em duas etapas principais, de caráter eliminatório e classificatório:
- Prova Objetiva: Composta por 110 questões de múltipla escolha, sendo 40 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, valendo 1 ponto cada questão.
- Prova Discursiva: contará com 2 questões escritas de até 30 linhas e valerão 20 pontos. Dedicadas a todas as especialidades, exceto Inspetor – Contabilidade e Auditoria (Perfil 3).
As provas serão realizadas em todas as capitais do país, o que evidencia o alcance nacional da seleção e a importância da CVM no cenário econômico brasileiro.
LEMBRANDO QUE:
- Serão corrigidas as Provas Discursivas dos candidatos que forem aprovados de acordo com a quantidade estabelecida
- Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que, cumulativamente:
a) Obtiver 16 acertos em Conhecimentos Básicos)
b) Obtiver 28 acertos em Conhecimentos Específicos;
c) Não obtiver nota zero na disciplina do Módulo I – Conhecimentos Básicos – Estrutura do Mercado de Valores Mobiliários (MVM).
Você pode conferir mais informações sobre critérios das provas e conteúdo programático no edital! Clique aqui.
Inscrições – certame CVM
Atenção para os prazos, concurseiro! As inscrições estarão abertas até AMANHÃ, dia 06 de março de 2024, através do site oficial da FGV.
- A taxa de inscrição é de R$ 145,00.
- Para efetuar sua inscrição, o interessado deverá acessar o seguinte link: https://conhecimento.fgv.br/concursos/cvm24
Vagas Reservadas
Para promover a inclusão e a diversidade, o concurso destinará 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e 20% para candidatos que se autodeclarem negros.
Por que se inscrever para um concurso tão concorrido?
Participar do concurso CVM não é apenas uma chance de ouro para obter um cargo público com ótima remuneração e benefícios, é também uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento e a transparência do mercado de capitais brasileiro. Os profissionais selecionados terão a chance de trabalhar em um ambiente dinâmico, onde poderão desenvolver suas habilidades e conhecimentos, além de fazer parte de uma instituição que é fundamental para a economia do país. Pode ser você, estudante, ocupando esse nobre cargo!!
O EmÁudio capacita você para um concurso tão visado quanto esse!
O aplicativo Em Áudio ajuda você a se preparar até para um concurso de alto nível, justamente por ser um app que otimiza seus estudos e com mecanismo totalmente ativo.
No site do Em Áudio, você encontrará diversos auxílios para você concurseiro que precisa de uma ajudinha para montar cronogramas e não perder tempo de estudo.
No Cronograma disponibilizado pelo EmÁudio, você encontrará três modelos de organização semanal de estudos:
- Um para quem trabalha 8h por dia;
- Um para quem trabalha 6h por dia; e
- Um para quem não trabalha.
Você poderá preencher de acordo com suas atividades e rotina!
Clique no botão acima e conheça!