Olá alunos,
Hoje vamos falar sobre como aproveitar as provas anteriores de concursos públicos para se preparar.
Como ferramenta complementar
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o estudo com base em provas anteriores não deve ser a única estratégia utilizada, mas sim uma ferramenta complementar para ajudar na sua preparação.
Escolha provas da mesma área
A primeira dica é escolher as provas anteriores do mesmo cargo ou área que você está se preparando. Isso porque cada concurso tem sua particularidade e isso inclui a abordagem dos conteúdos cobrados. Então, é interessante procurar provas do mesmo órgão ou da mesma instituição para entender o estilo da prova.
Organize uma rotina de estudos
A segunda dica é organizar uma rotina de estudos para a resolução das provas. O ideal é escolher um dia da semana para dedicar exclusivamente a essa atividade. Separe um tempo para realizar a prova e outro tempo para corrigir e analisar seus erros.
Recriando o dia da prova
A terceira dica é fazer a prova como se fosse o dia do concurso, ou seja, sem interrupções ou distrações. Isso ajuda a criar um ambiente parecido com o que você enfrentará no dia da prova e ainda ajuda a treinar a concentração.
Revise os conteúdos que errou
A quarta dica é revisar os conteúdos que você errou na prova. Depois de corrigir a prova, faça uma lista dos conteúdos em que você teve mais dificuldade e revise-os com mais atenção. Isso ajuda a fixar o conteúdo e a evitar erros futuros.
Um complemento
Por fim, é importante lembrar que o estudo com base em provas anteriores deve ser apenas uma parte da sua preparação. É fundamental estudar a teoria, fazer exercícios e revisar constantemente os conteúdos.
Análise estatística das provas
Além disso, uma outra dica valiosa é utilizar as provas anteriores para identificar quais são as matérias mais cobradas e quais são os assuntos que mais aparecem nas provas. Isso pode ser feito através de uma análise estatística das provas, como por exemplo, a frequência de determinados temas ou a distribuição das questões por assunto. Com essas informações, é possível focar os estudos nas áreas de maior relevância e aumentar suas chances de sucesso na prova.
Treinando o tempo
Outra estratégia interessante é utilizar as provas anteriores para treinar o tempo de realização da prova. Como sabemos, o tempo é um fator crítico na realização de concursos públicos e muitas vezes, o candidato pode perder pontos preciosos por não conseguir administrar o tempo corretamente. Por isso, é importante cronometrar o tempo gasto na resolução da prova e buscar formas de otimizar esse tempo, sem comprometer a qualidade das respostas.
Espero que essas dicas ajudem na sua preparação e que vocês consigam alcançar o sucesso nos concursos públicos.
O app EmÁudio Concursos pode te ajudar!
Para ser aprovado diante da concorrência nos dias atuais, o tempo é o recurso mais precioso dos estudantes.
Dessa forma, se você não usar o seu tempo de forma inteligente e não aproveitar todos os momentos para estudar (algo que só é possível com o acesso às aulas em áudio), suas chances de se sobressair perante os concorrentes vão reduzir.
Por isso, vale a pena baixar o EmÁudio no seu celular e conhecer! Isso pode ser a diferença entre a aprovação ou a reprovação.
Clique no botão abaixo e experimente agora: