O edital do concurso do Tribunal de Contas da União (TCU) foi finalmente publicado na última semana de outubro. O documento traz a oferta de 20 vagas imediatas mais cadastro reserva para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, que exige nível superior de escolaridade em qualquer área e oferece remuneração inicial de cerca de R$ 22 mil.
As inscrições para o concurso do TCU 2021 já estão abertas e seguem disponíveis até às 16h do dia 20 de dezembro, no site da banca organizadora FGV, no valor de R$ 180. A prova objetiva está prevista para o dia 13 de março de 2022, das 13h às 18h, em todas as capitais do país.
O último concurso do TCU ocorreu em 2015. Mas como será que foi a preparação dos aprovados para conquistar uma das tão concorridas vagas ofertadas há 6 anos?
Trouxemos uma pesquisa elaborada pelo próprio TCU e divulgada pelo Direção Concursos, parceiro do EmÁudio Concursos, que mostra o perfil dos aprovados no último certame do Tribunal de Contas da União. Confira logo mais!
Quem foram os aprovados no último concurso do TCU?
Segundo a pesquisa, dos aprovados no último concurso do Tribunal de Contas da União (TCU), 63% eram homens e 37% mulheres.
No total, foram entrevistados 30 aprovados, sendo 19 homens e 11 mulheres.
Mais solteiros do que casados
Dos 30 entrevistados, a maioria era formada de solteiros (53%). Os homens que dominavam o grupo de casados. Eram 12 homens casados comparados a somente duas mulheres casadas.
Idade
A média de idade dos aprovados era de 29 anos. Dos 30 entrevistados, a idade dominante era de 34 anos, com cinco aprovados. Em segundo lugar, a idade mais recorrente era de 25 anos, com quatro aprovados.
Escolaridade
Todos os candidatos possuíam ensino superior. No entanto, com diferentes níveis de especialização. Dezoito tinham somente ensino superior e o restante possuía ou mestrado, ou pós, ou outro curso.
A maior parte estudou em universidades públicas. Ao todo, 25 estudaram em universidades públicas enquanto somente quatro se especializaram em universidades privadas. Um não respondeu.
O que faziam antes do TCU
Segundo o levantamento, 86% dos convocados já atuavam como servidores em outros órgãos. Assim, foram contabilizados: 26 aprovados que, antes do TCU, já eram servidores públicos, três que estudavam integralmente e um que trabalhava na iniciativa privada.
Estados de origem
Apesar do Distrito Federal ser o mais recorrente, com 10 convocados, houve pelo menos um aprovado e chamado de cada região do país. Mas a maior parte trabalha e atua em Brasília.
Dos 30, vinte e um realizam as atribuições no DF, enquanto o restante está distribuído no Rio de Janeiro, Porto Velho, Manaus, Fortaleza, Campo Grande, Boa Vista e Aracaju.
E como esses aprovados se prepararam?
Os aprovados já estudavam antes de se prepararem para o TCU na média de 5 anos. Já para o concurso do TCU, em específico, a média de anos de preparação foi de 2 anos.
Materiais utilizados
Em relação às técnicas de estudo, todos os candidatos responderam que usaram mais de um método. No entanto…
Desculpe interromper, mas…
Voltando ao assunto…
Em relação às técnicas de estudo, todos os candidatos responderam que usaram mais de um método. No entanto, os mais presentes foram os cursos em PDF, livros para concursos, cursos de questões comentadas e sites de exercícios.
Média de horas de estudo por dia
A média de horas de estudo por dia, em uma rotina normal, era de 4 horas e meia. A maior parte respondeu que estudava neste intervalo, de 4 a 6 horas diárias.
Hábitos durante o estudo
A pesquisa também procurou saber quais eram os hábitos dos aprovados na época dos estudos. Foi perguntada a frequência de vezes que eles iam ao cinema, teatro, estádios, museus, shoppings, parques e outros hobbies.
De acordo com as respostas, a maioria tinha a seguinte frequência de atividades:
• iam no cinema ao menos 1 vez por mês
• nunca frequentavam teatros, estádios ou museus
• iam ao shopping ou parques ao menos 1 vez por mês
• a maioria praticava esportes semanalmente
• a maioria frequentava, ao menos 1 vez por mês, bares/danceterias
Como foi o último concurso do TCU?
O último concurso do TCU, em 2015, foi elaborado pela banca Cebraspe. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Na época, o edital do TCU ofertava 36 vagas para Auditor Federal de Controle Externo, orientação Auditoria Governamental, e 30 vagas para Auditor Federal de Controle Externo, orientação Auditoria de Tecnologia da informação. Os dois cargos exigiam nível superior em qualquer área.
As matérias cobradas nas avaliações foram as seguintes:
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Raciocínio Analítico
- Matemática Financeira
- Noções de Estatística
- Controle Externo
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Penal
- Direito Administrativo
- Auditoria Governamental
- Análise de Informações
Conhecimentos específicos para Auditor de Controle Externo – Auditoria Governamental
- Noções de Economia do Setor Público e da Regulamentação
- Contabilidade Geral
- Administração Financeira e Orçamentária
- Análise das Demonstrações Contábeis
- Contabilidade de Custos
- Contabilidade Pública
- Administração Financeira e Orçamentária
- Administração Pública
Conhecimentos específicos para Auditor de Controle Externo – Auditoria de Tecnologia da Informação
- Gestão, Governança de TI e Engenharia de Software
- Desenvolvimento de Sistemas
- Infraestrutura de TI
- Segurança da Informação
- Fiscalização de Contratos de Tecnologia da Informação
E agora, como se preparar para o concurso do TCU 2021?
Conforme vimos pela pesquisa, o tempo bem aproveitado foi bastante importante para a preparação e aprovação dos candidatos no último concurso do TCU.
Por isso, o aluno que está de olho no próximo concurso do Tribunal de Contas da União deve aproveitar ao máximo o tempo disponível para os estudos, pois o edital está cada vez mais perto de sair e deverá ser extenso como o anterior.
E para aproveitar o tempo com inteligência, as aulas em áudio podem ser uma excelente opção. Isso porque, com as aulas em áudio, o aluno consegue GANHAR HORAS DE ESTUDO.
Vamos supor que, por conta da correria do dia a dia, o aluno só tem 2 horas para estudar o material escrito e para resolver exercícios, que são fundamentais para aprovação.
Ele vai ganhar mais tempo com as aulas em áudio por poder utilizá-las nos momentos que, a princípio, não teria como estudar. Por exemplo, no trajeto de ida e vinda para casa e enquanto realiza as tarefas domésticas.
As aulas em áudio ainda tornam o entendimento do material escrito muito mais fácil e possibilitam que o aluno revise de forma assertiva as matérias.
E é sobretudo por esses motivos que a quantidade de alunos que utilizam as aulas em áudio nos estudos está cada vez maior hoje em dia.
Ficar sem as aulas em áudio, atualmente, já é ficar para trás da concorrência nos concursos públicos.
Estude para o TCU com o EmÁudio
O aplicativo EmÁudio Concursos oferece aulas em áudio dos melhores professores do país. Você pode baixá-lo gratuitamente, tanto na Google Play quanto na Apple Store. Todas as primeiras aulas das disciplinas são liberadas para todos.
No app, já estão disponíveis cursos exclusivos para o TCU, tais como:
✔️ Controle Externo
✔️ Português
✔️ Direito Administrativo
✔️ Direito Constitucional
✔️ Direito Civil
✔️ Direito Penal
✔️ Auditoria
✔️ Administração Financeira e Orçamentária
✔️ Administração
✔️ Contabilidade Geral
✔️ Informática e TI
✔️ Lei Orgânica do TCU (exclusiva no app EmÁudio)
✔️ Nova Lei de Licitações e Contratos
✔️ Principais Legislações para o TCU, tais como: Lei 8.112/90, Lei 8.666/93, Lei do Pregão, Lei de Improbidade Administrativa *atualizada*, entre várias outras (todas atualizadas)
E muito mais!
As primeiras aulas de todas essas disciplinas no EmÁudio são gratuitas para você conhecer!
Mas, se você quiser ter acesso a todo o conteúdo do TCU e a mais de 17 mil aulas do app EmÁudio Concursos, clique aqui e conheça nossos planos.
Ao assinar, você conta com a garantia de 7 dias de satisfação, ou seja, se nos primeiros 7 dias de assinatura você não gostar do EmÁudio, é só entrar em contato com a gente, que cancelamos sua assinatura e fazemos o reembolso sem nenhuma burocracia!
*COM INFORMAÇÕES DO DIREÇÃO CONCURSOS, PARCEIRO DO EMÁUDIO CONCURSOS
Para dicas de estudos, recebimento de materiais grátis e manter-se atualizado(a) sobre os concursos públicos, entre no nosso canal do Telegram ou no nosso grupo do WhatsApp. É totalmente gratuito! Os professores Érica Porfírio e Erick Alves vão mandar mensagens exclusivas lá. Também não deixe de seguir a página do EmÁudio Concursos no Instagram, no Twitter e no YouTube . (: